Sobre nós
Cicloloucos
O Cicloloucos foi criado em 26 de setembro de 2017 objetivando a participação de 5 ciclistas Riograndinos na 1º Travessia Cassino – Barra do Chuí, modalidade cicloturismo, que foi realizada em novembro do mesmo ano no período de dois dias, o trajeto de 225km foi todo pela orla da praia.
Passado o evento, o grupo foi crescendo e agregando novos membros das mais diversas modalidades de ciclismo, tornando-se um grupo plural onde todosos aficionados pelas duas rodas são sempre bem vindos.
O crescimento do grupo se tornou evidente quando, em janeiro de 2020, o grupo organizou seu primeiro grande evento o 1º GranFondo Cidade do Rio Grande que contou com a participação de mais de 250 ciclistas distribuídos em provas de 50, 100 e 200km. Na época da pandemia de Covid-19 organizouaprova virtual Novembro na Estrada, que teve como objetivo manter a atividade física e a sanidade dos ciclistas que dele participaram. Em abril de 2023 organizaram o 2º GranFondo Cidade do Rio Grandeque além das distâncias de 50, 100 e 200km também contou com uma prova de MTB intitulada Circuito das Ilhas.
A partir da organização dos eventos o grupo tomou uma outra dimensão e relevância, sentindo a necessidade de dar um apelo social ao grupo se iniciouuma campanha permanente de conscientização e segurança no trânsito intitulada #respeito.Dentre as atividades está a distribuição rotineira de adesivos,flyers, eventos de conscientização etc...seu ponto alto foi a instalação e a manutenção de um Outdoor, na BR 392, onde seu lema é 10 SEGUNDOS PARA O MOTORISTA NÃO É NADA, PARA O CICLISTA PODE SER A VIDA.
O Cicloloucos sempre teve presente em seu cerne o ciclismo e longa distância, e nessa linha nasceu o projeto da ARC – Associação Randonneurs Cicloloucos, que tem como seu principal objetivo congregar ciclistas na prática, estímulo e desenvolvimento do esporte, em especial, o ciclismo de longa distância não competitivo, em caráter amadoratravés da modalidade Randonneur, difundindo o esporte, além disso, dar conhecimento, cumprir e fazer cumprir os regulamentos do Randonneurs Brasil, Clube Audax Parisien e Les Randonneurs Mondiaux.
A ARC – Associação Randonneurs Cicloloucos tem em sua formação diretiva oito aficionados pela longa distância, que, em suavida randoneira, já acumulam centenas de BRMs e LRMs, participando de eventos por todo Brasil, Uruguai e do icônico Paris Brest Paris, acumulando experiência em provas que foram de 200 até 2.000km.
Assim, a ARC – Associação Randonneurs Cicloloucos, tem seu nascedouro no calendário de 2024 do Randonneurs Brasil, realizando em seu ano inaugural cinco BRMs de 200km.
Forte no seu lema de que a RANDONÉE É DE TODOS, a diretoria da ARC se coloca à disposição de os todos entusiastas do ciclismo de longa distância para que venham conhecer e participar dos eventos da associação.
Fraterno abraço a todos e todas e,
Boas Pedaladas